segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fw: A tortura para instalar Windows num servidor novo - Putz....

Recebi na quinta passada 2 novos servidores que comprei para a minha
empresa.
Ambos com a mesma configuração:
Servidor Intel, Mobo intel S5000VA SATA, 4G RAM, 2HDs 360Gb SATA
II, configurados para Raid 0, 2 processadores Intel QuadCore Xeon E5440
2.83Ghz, DVDRW.

Estes servidores não vem nem controladora para drive de disquete,
até pq isto é jurássico.

Servidor configurado, usando o CD da Intel "Intel Server Board
S5000VA Deployment Kit 2.0", tudo OK.

Vamos instalar o OS, um servidor vai com Linux e outro com Windows
2003 Server R2 32Bits. (não é o SB).

Primeiro instalo o Linux, o Mandriva PowerPack+ 2007, aqui eu achei
que ia ter trabalho, configurar SATA, RAID, os 2 processadores, o diabo
a quatro, ir para linha de comando, enfim, fazer uma bela ginástica
para instalar o Pinguim.
Supresa: interface de instalação extremamente amigável, o Mandriva
reconheceu tudo automaticamente, os 2 processadores, o HD Virtual
montado em RAID 0, enfim... reconheceu tudo, foi só ir clicando e
escolhendo as opções, extremamente fácil. Em menos de 30 minutos,
servidor configurado e rodando, parti para configurar o Samba e o
Apache, PHP, e instalar os bancos de dados Oracle, Firebird, DB2, MySQL
e Postgre, tudo certo, sem complicações, em menos de 1 hora e meia, o
servidor rodando e plugado na rede.

Segundo servidor, vai rodar o Windows 2003 Server, eu pensei: "sopa
no mel", se com Linux foi barbada, com Windows vai ser brincadeira de
criancinha, ainda mais porque eu estou migrando de servidor, e já tenho
o W2003 instalado em outro servidor aqui, que na verdade é apenas um
desktop parrudo, não é propriamente um servidor, mas já tenho know-how
na instalação.

Grande engano.

Primeiro o Win dá erro até a raiz dos cabelos por causa dos 2
processadores, toca ligar para o suporte da Microsoft:
Primeiro tem que aturar o gerundismo.

- Vamos estar passando o senhor para o suporte avançado para o
senhor estar tirando as suas dúvidas e estar resolvendo o problema!

Suporte avançado, o atendimento como sempre é na Microsoft, foi
excelente, quem estava do outro lado da linha sabia do que estava
falando, em 10 minutos ele me passou por e-mail alguns arquivos de
atualização, e de quebra ainda me passou um link para eu acessar a KB
deles sobre esse problema.

Bora continuar a instalação, lá vamos nós denovo.

Windows iniciou sem problemas, beleza. Pensei: Agora vai.... não
foi!

O Windows não reconhece os HDs SATA, Raid muito menos. Não há reza
braba ou macumba que o faça reconhecer, ele diz que não há HD no
computador, e só me apresenta a opção de abortar a instalação.

Pensei: Tudo bem, reinicio o procedimento e meto o fura-bolo no F6
para ele carregar drives de terceiros, carrego os drivers Sata e Raid
da Intel, e tudo OK.

Eu sou ingênuo mesmo, achei que ia ser fácil assim.

Bora reiniciar o processo, fura-bolo no F6, o Windows me pede para
inserir.... DISQUETE NO DRIVE 3 1/2 para ler os drivers de terceiros.

Mas eu não tenho drive 3 1/2 no servidor, meu servidor sequer tem
controladora para essa antiguidade, e o Windows só aceita disquete, não
adianta tentar colocar USB, trocar o CD, buscar da internet, nenhuma
dessas é uma opção que o Windows me forneça.

Bora de novo ligar para o suporte da Microsoft.

Gentil e atenciosos como sempre são (isso é uma das melhores coisas
da Microsoft, o suporte é sempre eficiente, gentil e atencioso, sem
exceção, nunca fui mal atendido ou sequer atendido com desdém, sempre
foram muito solícitos), depois de esclarecer o problema, passa para o
suporte avançado.

O rapaz do suporte avançado, Daniel, muito atencioso e realmente
sabe do que está falando, depois de pesquisar bastante na KB deles, me
informa que é isso mesmo, o Windows exige um drive de disquete para
instalar drives de terceiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DRIVE DE
DISQUETE, pode uma coisa dessas????
Nessa o pinguim deu um baile na janela!


Solução final, passada pelo suporte da Microsoft:

Ou usar um drive de disquete via USB (teria que ir lá na
Sta.Efigênia comprar um só para instalar o W2003), ou usar o NLite e
gerar uma instalação personalizada do Windows, incluindo no CD os
drivers de instalação, optei por usar o Nlite.

Depois de feito isso, funcionou.....


Mas o placar final no quesito Instalar OS em Servidor com 2
processadores e 2 HDs SATA II em Raid, é:

Linux 10 x 0 Windows 2003 Server R2.

Ou seja, se a turma do pinguim tem muito o que aprender com Tio
Bill e seus garotos no desktop, Tio Bill And his Kids tem muito o que
aprender com a turma do pinguim no servidor.

Mas, verdade seja dita, o suporte da Microsoft é imbatível, eles
realmente sabem atender o cliente.


--
Acidbytes
"- Programadores realmente bons usam 'Copy Con nome-do-arquivo.EXE'"

--

Nenhum comentário: